fórum

Fórum de Núcleos de Trabalho Continuado em Artes Cênicas – RJ
Este fórum visa estabelecer uma reflexão sobre as peculiaridades dos modos de produção de grupos, companhias e coletivos de artes cênicas na cidade do Rio de Janeiro. Tendo em vista o número e a diversidade de coletivos de criação em artes cênicas de nossa cidade e a carência de programas e projetos que estimulem a sustentabilidade desses núcleos, propomos alguns encontros de troca de experiências entre esses profissionais. O intuito é o de mapear os coletivos, compartilhar práticas, entender as particularidades do cenário carioca e propor ações que possam fomentar essa produção e estimular a relação dos núcleos com a cidade e com o público. 

***

O próximo encontro do Fórum de Núcleos de Trabalho Continuado, no dia 15 de maio, às 20:30h, discute a ocupação histórica que o CENTRO DE DEMOLIÇÃO E CONSTRUÇÃO DO ESPETÁCULO (CDCE) fez no Teatro Gláucio Gill – sob a direção de Aderbal Freire Filho – trazendo novos paradigmas para o pensamento e para a prática dos núcleos de trabalho continuado na cidade do Rio de Janeiro.
Como ação da ocupação Complexo Duplo, uma das finalidades do Fórum é debater a importância dos núcleos de trabalho continuado de artes cênicas no processo artístico e na geografia de nossa cidade, e o diálogo consistente destes grupos e companhias com o público.

A partir da conversa entre os presentes no encontro anterior, que teve mesa composta por Alessandra Reis (Secretaria Municipal de Cultura, Prefeitura do Rio), Moacir Chaves (Cia Alfândega 88) e Breno Sanches e Roberto Rodrigues (Grupo Milongas), vimos a importância de revisitar este momento chave para nossa cena, no início dos anos 90, quando a ideia de ocupar um teatro público mostrou-se tão transformadora e pungente. De lá para cá, como se desenvolvem as ocupações dos teatros no Rio? Estarão presentes para abrir a conversa nesta noite o próprio Aderbal e Eleonora Fabião, atriz, performer, professora e coordenadora do Curso de Direção Teatral da Escola de Comunicação da UFRJ, Doutora em Estudos da Performance pela New York University e integrante do CDEC.
Esperamos vocês para continuar a girar esta roda!
Terça-feira, 15 de maio, às 20:30h
Curadoria: Natasha Corbelino e Felipe Vidal
Realização: Complexo Duplo
Patrocínio: VIVO ENCENA
 ***
28 de fevereiro de 2012
A terceira reunião do Fórum de Núcleos de Trabalho Continuado em Artes Cênicas – RJ vai discutir as possibilidades de SEDES para grupos, companhias, e coletivos de artes cênicas na cidade do Rio de Janeiro.
Como ação da ocupação Complexo Duplo, uma das finalidades do diálogo na próxima terça-feira é o estabelecimento do encontro coletivo como fomentador vital da presença do processo artístico na nossa geografia e em diálogo permanente com o público e as instâncias da produção criativa.Teremos como convidados para abrir o debate:
Alessandra Reis (Secretaria Municipal de Cultura do Rio de Janeiro),
Breno Sanches e Roberto Rodrigues (Grupo Milongas, que atualmente ocupa o Teatro Ziembienski) e
Moacir Chaves (Alfândega 88 Companhia de Teatro, que reabrirá o Teatro Serrador).
Mediação: Flavia Meireles
Esperamos vocês para girar esta roda!
Curadoria: Natasha Corbelino e Felipe Vidal
Este é o primeiro encontro do Fórum de NTC em Artes Cênicas – RJ realizado em parceria com o programa Vivo EnCena. https://www.facebook.com/vivoencena
Blog da Ocupação Complexo Duplo: https://complexoduplotgg.wordpress.com/
Rede Vivo EnCena: http://redevivoencena.ning.com/
https://www.facebook.com/events/248527925231908/

Deixe um comentário